Conectar-se

Esqueci minha senha

lateral
Estatísticas
Temos 30563 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de assocAIRR

Os nossos membros postaram um total de 37838 mensagens em 5692 assuntos

Ajuda com Mikrotik - Mini-Provedor Indoor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda com Mikrotik - Mini-Provedor Indoor

Mensagem por hepcruz em Seg 21 Abr - 17:52

Olá amigos do RouterOS!

Sou novo por aqui e ja começo humildemente pedindo ajuda de vocês...

Moro em um Prédio com 50 Flats.

Lá não chega nenhum serviço de internet nem TV à cabo "por cabos" (dificil de acreditar, más o prédio foi inaugurado em 2005 sem nenhuma infra-estrutura para estes serviços que são vitais para um cidadão nos dias de hoje... risos). Tudo que chega é via satélite ou rádio.

Enfim, como atuo na área de suporte em informática. Por morar no 5º andar e de minha sacada ter visada direta pra uns 4 provedores de internet via rádio, comprei meu kit client e liguei para o provedor mais próximo e contratei o serviço. 
Pronto, foi só eu instalar e os moradores dos demais flats não me deram mais sossego me pedindo encarecidamente para compartilhar minha net com o resto do prédio.
Daí veio a idéia de dimensionar um "mini-provedor indoor" para atender somente os moradores do prédio (seria análogo a um hotel onde os hóspedes com seu voucher utilizam a internet do local).
E assim vem funcionando desde 2005 até hoje.

Minha estrutura atual é:

- LINK:

Link 6Mb via rádio (WISP - sem IP válido);

- SERVIDOR:

"servidor" rodando uma distribuição linux Brazil FW 2.32, bem leve e simples (Celeron 1.6Ghz, 1Gb de Ram e 20Gb HD);
   sem autenticação de usuários;
   sem cache;
   sem proxy;
   sem controle de banda;
   1 sub-rede para cada apartamento (IP/30bits), para um apartamento não "enxergar" ou outro e não "fuçarem" em pastas alheias (50 sub-redes criadas)
   DHCP+Mac amarrado;
   Lista branca de quem sai pra Internet no firewall simplificado do BFW

- REDE:

WIRED - 1 Switch 10/100 16 portas

WIRELESS -  1 AP GI-LINK 2.4Ghz instalado em cada andar (no corredor);
   operando modo Bridge;
   wireless em modo AP;
   segurança WPA2;
   SSID ocultada;
   mac de cada usuário cadastrada no AP do seu respectivo andar.

Enfim, tudo configurado da forma simples acima e funcionando sem problemas até hoje.

Contudo, me mudei para uma cidade à 50km e quando chegam novos moradores no prédio onde está o mini-provedor indoor (por ser um flat, há alta rotatividade de moradores de outras regiões à trabalho neste prédio) eles me ligam e tenho que me deslocar até o prédio pra cadastrar a MAC do usuário no servidor BFW e no Access Point do seu andar, sempre que não consigo me conectar remotamente no servidor para isso.
Sem contar que a maioria é leigo e tenho que (ao telefone) ficar dando passo-a-passo para eles conseguirem anotar a mac de seu notebook para me passar. É muito complicado isso.

Então, resolvi comprar uma Mikrotik RB750 para substituir meu "servidor Brazil Firewall e Router (BFW) e tornar minha vida mais fácil remotamente.

Tenho muito ouvido falar sobre 'HotSpot", entre outros.

Acho que seria mais fácil o cara chegar no prédio para morar, me ligar só pra avisar que está "chegando" e ele mesmo fazer tudo: conectar-se na Wi-Fi do andar do seu apartamento, "logar-se" no mikrotik, cadastrar-se (ou eu mesmo o cadastro, é mais confiável) e ele emite o pagamento e terá o serviço disponível por 30 dias até virar o mês...

Conseguem me ajudar me orientando como devo configurar a minha RB750 para substituir o "servidor BFW".
Somente ela é suficiente?
Preciso de mais alguma coisa pra agregar à infra-estrutura existente?
Lá não reclamam da navegação pois 99,9% dos usuários é de outra cidade e o que ele precisa é manter contato com a familia via redes sociais, skype, msn,etc, etc. Assistir videos no You Tube, baixar um ou outro arquivo e MP3.  Precisaria de implementar um Cache para agilizar a navegação do usuário?
Hoje estou sem controle de banda. Mas acho interessante limitar a banda de cada usuário entre 100 e 300k
Não sou santo mas faço um verdadeiro "milagre" com este link de 6Mb. Claro que dos 50 apartamentos hoje somente 23 são meus usuários. Mas pretendo melhorar a infra-estrutura para baixar o valor da mensalidade e assim captar mais e mais usuários do prédio.

Para isto conto com a ajuda de vocês.

Grande abraço à todos.

Ercolhes Cruz

hepcruz
Baby
Baby

Pontos : 10
Reputação : 0
Localização Localização : Volta Redonda - RJ - Brasil

Re: Ajuda com Mikrotik - Mini-Provedor Indoor

Mensagem por vitoremanuella em Seg 21 Abr - 19:51

boa noite bom vamos la sou do rj tambem posso te ajudar   porem com essa simples rb 750 nao vai rolar pois  se vc pretende atender na faixa de uns 50 clientes e simultaneo uns 20 a 30  coloque uma rb450g  junto com esse mesmo pc que vc rodava o bfw  vc coloca nele o mk-auth  vc paga so a 1º vez que é 50 reais  da licença dele ai vc vai poder gerenciar sua rede  e ate emitir boleto nele  é um bom investimento pois hj sao 50 quem sabe amanham nao triplica o numero de seus clientes  se precisar de minha ajuda entre em contato comigo .

Advance user
Advance user

Pontos : 292
Reputação : 40
Localização Localização : rio de janeiro

Mensagem por hepcruz em Seg 21 Abr - 21:45

Vitor,

boa noite.

Então... li alguma coisa sobre o mk-auth. Reparei que o perfil do meu servidor (hardware) atende o minimo exigido pelo MK-Auth.
Mas e com relação as configurações da RB? Sigo os tuto que tem na web? Wan, Lan, Hotspot, controle de banda, balanceamento (pretendo colocar outro link lá)...

Puxa, quando comprei a 750 semana passada o cara não me disse sobre quantidade de simultâneos que ela consegue gerenciar com folga...
Mas, agora é tarde. Ela vai servir de laboratório para me aprofundar... por enquanto atenderá esses 20 simultaneos que tenho. Como sei quantidade de simultaneos que cada modelo de RB suporta?

Vou baixar o trial do MK-Auth pra ir me familiarizando... e partir para o pago.

No aguardo.

Abraço.

hepcruz
Baby
Baby

Pontos : 10
Reputação : 0
Localização Localização : Volta Redonda - RJ - Brasil

Mensagem por topetex em Ter 22 Abr - 7:53

hepcruz escreveu:Vitor,

boa noite.

Então... li alguma coisa sobre o mk-auth. Reparei que o perfil do meu servidor (hardware) atende o minimo exigido pelo MK-Auth.
Mas e com relação as configurações da RB? Sigo os tuto que tem na web? Wan, Lan, Hotspot, controle de banda, balanceamento (pretendo colocar outro link lá)...

Puxa, quando comprei a 750 semana passada o cara não me disse sobre quantidade de simultâneos que ela consegue gerenciar com folga...
Mas, agora é tarde. Ela vai servir de laboratório para me aprofundar... por enquanto atenderá esses 20 simultaneos que tenho. Como sei quantidade de simultaneos que cada modelo de RB suporta?

No aguardo.

Abraço.

Amigo, siga esse vídeo aí e seja feliz!!!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
topetex
Advance user
Advance user

Pontos : 365
Reputação : 22
Localização Localização : Rio de Janeiro

Mensagem por vitoremanuella em Ter 22 Abr - 23:17

topetex escreveu:
hepcruz escreveu:Vitor,

boa noite.

No aguardo.

Abraço.
ok amigo tenho uns tutoriais para configurações de mk vou postar o link deles servirar para te ajudar e tambem para outros colegas que estiver precisando . segue o link    http://www.4shared.com/office/vxLE8boyba/Instalando_e_configurando_o_Mi.html
Amigo, siga esse vídeo aí e seja feliz!!!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Advance user
Advance user

Pontos : 292
Reputação : 40
Localização Localização : rio de janeiro

Mensagem por johnny em Sab 31 Maio - 21:29

sim posso te ajudar, [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

johnny
Iniciante
Iniciante

Pontos : 98
Reputação : 4
Localização Localização : Rio de janeiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: